Liderança e Inteligência Artificial

Novos Desafios

5/12/20252 min read

Imagem - fonte: https://pixabay.com/pt/illustrations/gerente-l%C3%ADder-chefe-o-neg%C3%B3cio-8568228/

Introdução

Tem se falado que a Inteligência Artificial vai substituir muitas profissões. O que se tem falado sobre a substituição de cargos de liderança?

Consideramos que a IA vai substituir muitas atividades rotineiras. A substituição de cargos de liderança é algo mais complexo e, portanto, menos provável de ser substituída no curto prazo.

·Liderar não é apenas tomar decisões baseadas em dados

A posição de liderança vai além dos aspectos de decisão baseada em métricas estáticas e pré-definidas, liderar é, acima de tudo:

  • Inspirar e motivar pessoas

  • Gerenciar conflitos

  • Construir cultura organizacional

  • Tomar decisões com base em ética e intuição

Além dos itens acima, considerando que atividades rotineiras estarão mais acessíveis para as empresas, isso reforçará a importância da criatividade e a fará ganhar ainda maior relevância nos próximos anos.

Em cargos muito técnicos que são baseados em regras mais previsíveis, (como supervisores de processos repetitivos), tente a ter mais substituição.

De acordo com o World Economic Forum (2023), as habilidades mais valorizadas até 2027 serão pensamento crítico, empatia e liderança — todas essencialmente humanas.

Por outro lado, líderes que não souberem trabalhar com IA poderão, sim, perder espaço. Segundo a Harvard Business Review (2020), os melhores líderes do futuro serão aqueles que souberem usar a IA como aliada, combinando dados com intuição e sensibilidade humana.

Conclusão

O grande ponto de atenção aqui é que o líder que vai atuar com a IA tem que ter um preparo intelectual muito mais apurado, pois ele deverá ter a capacidade de compreender o sendo de “verdade”. A “verdade”, do ponto de vista filosófico, é uma questão que envolveu séculos de debates. Trabalhar com dados e estatísticas requer habilidade no âmbito preditivo, o que a própria IA poderá projetar com grande probabilidade de acerto, porém, os aspectos políticos e econômicos são estritos do campo de ações humanas. Neste caso, o líder terá que